Projeto

                                 Projeto de música onde tem por objetivo ensinar Música Clássica desde o período Barroco até o Contemporâneo, lendo partituras, formando conjuntos com várias formações instrumentais com o piano, acústico ou eletrônico, inserindo crianças e adolescentes num repertório musical mais amplo, onde se exige dedicação, disciplina e ocupação sadia por uma atividade educativa. Criado em 01 de fevereiro de 2007. 
                                   Os compositores utilizados são: Bach; Haydn; Mozart; Beethoven; Lizt; Villa-Lobos; Francisco Mignone; entre outros. É importante utilizar compositores já consagrados pela história musical, assim como abrir espaço para novos compositores da Música Clássica, e neste projeto há estímulo para compositores, sejam a nível local, estadual ou nacional, mostrarem o seu trabalho sendo executado pelos alunos do projeto Piano Musical.

                                   Este projeto é executado em três níveis:
                                   1º. Consiste em fazer acompanhamento musical com notas simples e rítimo simples, com o reconhecimento da nota dos acordes ou cifras;
                                   2º. Consiste em fazer acompanhamento musical com rítimo mais elaborado, partes do solo da música e melodias alternativas;
                                   3º. Consiste em fazer o solo da música e acompanhamento mais elaborado, onde é preciso ter o domínio da leitura da partitura na parte melódica e rítimica.

                                   Os instrumentos utilizados são: flauta-doce sopranino, soprano e contralto; escaleta; cavaquinho; bandolim; violão; guitarra; viola caipira; baixo; teclado; acordeão; piano; bateria; percussão.
                                    O piano pode-se dizer: é um instrumento completo. É possível fazer melodias e harmonias ao mesmo tempo, assim como funciona bem em conjuntos, algumas vezes é passada a imagem deste instrumento como algo isolado, esquecendo-se do potencial de grupo. Devido a dificuldade de transportar um piano acústico, tem-se obstáculos a serem superados, vai ser difícil ver um pianista tocando piano acústico com uma Banda de Música desfilando pelas ruas, isso pode até acontecer, mas este instrumento vai precisar ser transportado por algum veículo automotor ou não.

                                       Se não é tão fácil desfilar com o piano acústico, o piano eletrônico possui um pouco mais de alternativas para esta questão. Mas o mais importante é pensar no objetivo do piano com a apresentação que será realizada, assim, o mesmo poderá contribuir e fortalecer a interpretação musical.

Músicas para Piano, ouça.